Ação Social promove caminhada e alerta sobre o Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTRDS) de Pombal, promoveu uma caminhada de conscientização sobre o tema.

A concentração iniciou por volta das 16 horas, defronte à escola Arruda Câmara com destino à Praça do Centenário. Reunindo, estudantes da rede municipal e estadual de ensino, entidades sociais, instituições governamentais, representantes da OAB, da Igreja Católica, da Pastoral da Criança, da Pastoral da Família, do Projeto Bom Samaritano, do Conselho Tutelar, de Igrejas Evangélicas, do Cemar, do Tiro de Guerra local, das Polícias Civil, Militar e Rodoviária, além de outras entidades e instituições.

Durante todo o percurso o grito contra o Abuso e à Exploração Sexual ecoou nas ruas e avenidas da cidade, conclamando a população para participar da caminhada, e apoiar à luta pelos direitos da criança e do adolescente.

Na praça, houve uma apresentação dramatúrgica, com integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), orientando sobre as mudanças comportamentais da criança que sofre abuso. Além disso, aconteceu a entrega dos prêmios para os participantes do concurso de redação sobre o Abuso e à Exploração Sexual.

Coube ao vice-prefeito Claudenildo Alencar, a coordenadora da SMTRDS, Nara Paixão, e a coordenadora do CREAS, Aline Gomes, a honra de entrega da premiação aos três melhores textos avaliados do concurso. Em 1º lugar a aluna Anna Beatriz Telmo, da Escola Estadual Arruda Câmara; em 2º lugar a aluna Valeska Medeiros, em 3º lugar a aluna Lídia Mirelly, ambas da Escola Municipal Professor Newton Seixas.

Ao final, os participantes da caminhada concluíram os trabalhos, reforçando o mérito de denuncias, os casos de abuso e exploração sexual, através do disque 100, e 123, bem como, a importância de garantir os direitos e o acesso às políticas públicas de crianças e adolescentes.

ACPMP