Pombal sediará 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef

Com o objetivo de conquistar o Selo Unicef pela segunda vez, Pombal sediará nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de maio, o 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef (edição 2017-2020). O evento acontecerá no Centro Municipal de Educação, dando continuidade aos temas do 1° Ciclo de Capacitação, que aconteceu no final do ano 2017, quando foi apresentado a nova metodologia do Selo Unicef para todos os municípios  e capacitou mobilizadores, articuladores do projeto e presidentes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de 61 municípios paraibanos.

No encontro, serão abordados diversos temas, entre eles: a metodologia de agrupamento dos municípios para monitoramento dos indicadores sociais; apresentação da linha de base dos municípios, apresentação da plataforma virtual do Selo Unicef; Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAs), além dos procedimentos e cronograma para a realização do 1º Fórum Comunitário.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas no intuito  de  diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que estas politicas continuem após o fim de cada edição.