Bolsa Família: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social implementa Projeto de Intervenção para coibir descumprimento de condicionalidades

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – SMTRDS através da equipe de vigilância socioassistencial identificou nos últimos sete meses um número alarmante de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família – PBF descumprindo as condicionalidades da educação, constatou falhas na alimentação do sistema e no processo de acompanhamento dos casos no município de Pombal. Para coibir essa prática a secretaria implementou um Projeto de Intervenção construído pela coordenação da Proteção Social Básica e Vigilância Socioassistencial, que, de forma intersetorial e estratégica, visa a prevenção e/ou redução dos casos de descumprimento de condicionalidades.

Durante todo mês de agosto, estão sendo realizadas ações que envolvem atores distintos nesse processo, como, a Educação, Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA e as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Das ações do Projeto de Intervenção, já foram executadas: Oficina de Orientação Técnica sobre o registro de frequencia escolar, Oficina Técnica sobre o Sistema de Condicionalidades – SICON, Palestras sobre o PBF abordando direitos e deveres.  Além disso, ainda serão executadas atividades educativas nas escolas e nos serviços socioassistenciais, bem como, o acompanhamento das famílias em situação de descumprimento de condicionalidades com a efetivação de atendimento individual, visitas domiciliares, atividades coletivas, rodas de conversa, palestras e outros.