CENTRO DE CONVIVÊNCIA ENTREGA PREMIAÇÃO DO II CONCURSO DE DESENHO

Nesta sexta-feira, 23 de julho, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social por meio Centro de Convivência de Pombal realizou a entrega da premiação do II Concurso de Desenhos que abordava a temática: “Criança não trabalha: perceba o risco, proteja a infância!” para as crianças e adolescentes classificados e participantes. A atividade desenvolvida pela equipe do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possuía o objetivo de propiciar uma reflexão crítica sobre o trabalho infantil, proporcionando, de forma lúdica, o repasse de informações acerca da erradicação do trabalho infantil, a participação, o desenvolvimento do senso crítico, bem como a evolução de suas habilidades manuais e a compreensão de suas manifestações artísticas, sociais e culturais.

Na oportunidade, a equipe do Centro de Convivência enfatizou, por meio da execução da dinâmica “Unidos somos mais fortes”
 a relevância do acompanhamento dos responsáveis familiares nas atividades dos usuários do serviço, reconhecendo os obstáculos postos neste contexto de pandemia para garantir o acesso dos usuários ao serviço. Além disso, foram feitas algumas explanações acerca dos direitos e deveres das crianças e adolescentes, considerando a garantia dada pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, como também frisou-se as consequências e prejuízos do trabalho infantil na infância e adolescência. A secretária Mayenne-Van afirmou o compromisso da atual gestão municipal em promover espaços de cidadania, lazer, cultura e assistência à população, sobretudo, o acesso desta aos serviços que atendem e garantem os direitos das crianças e adolescentes, reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido no Centro de Convivência. Ademais, enfatizou ser indispensável que os pais e ou responsáveis demonstrem afeto e carinho pelos seus filhos através de gestos e atitudes, pois, esse é o caminho para o fortalecimento de vínculos familiares.