DESCONECTADOS: DO VIRTUAL AO MUNDO LÚDICO DO SCFV

A Prefeitura Municipal de Pombal por meio da Secretaria Municipal do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV promoveu durante os dias 19 e 20 de Outubro de 2021, em grande estilo, o Dia das Crianças para os/as usuários/as do serviço. Na oportunidade, foi abordado o seguinte tema – Desconectados: do virtual ao mundo lúdico do SCFV, a discussão foi propicia ao momento haja vista os estudos científicos que indicam o uso excessivo de aparelhos eletrônicos e redes sociais – Instagram, WhatsApp, Facebook, TikTok, etc – pelas crianças, e a ausência de controle das familias sobre o tempo e conteúdos acessados.

O SCFV elaborou atividades estratégicas, criativas e divertidas, objetivando abordar os riscos do uso excessivo das ferramentas digitais no mundo contemporâneo e seus reflexos no desenvolvimento socioemocional, bem como alertar sobre os riscos de violências e abusos no meio virtual contra crianças e adolescentes.

Nesse sentido, a coordenação e os educadores foram enfáticos ao afirmar que o problema não esta em ter um celular, mas sim no uso abusivo dele, fator que causa, lamentavelmente, o atrofiamento do desenvolvimento intelectual do ser humano bem como o limita no raciocínio de outras atividades.

A secretária municipal de assistência social Mayenne-Van, se fez presente e participou ativamente do momento, adentrando nas oficinas e fazendo a entrega de lanches e lembrancinhas, demonstrando seu carinho e compromisso com a infância da terra de Maringá.

Não paramos por aqui, o próximo passo é dialogar com os pais e responsáveis sobre os perigos à frente das telinhas usadas pelos pequenos.