Em Pombal: Ação Intersetorial prioriza pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar para Imunização contra o COVID-19

Nessa segunda-feira, dia 05 de julho de 2021, numa ação conjunta, a Prefeitura Municipal de Pombal, por meio das secretarias municipais de Saúde e do Trabalho e Desenvolvimento Social, promoveu no CAPS AD III uma ação de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar com o objetivo de vacina-los contra o COVID-19. A equipe do CAPS AD III realizou busca ativa a estes usuários em parceria com o CREAS por diversos pontos da cidade, como também, realizou visitas domiciliares aos seus familiares, com o objetivo de fortalecer os vínculos institucionais e comunitários, além de sensibiliza-los sobre a importância da imunização.

Durante a execução das ações previstas para este dia, foi realizado um momento de acolhimento com as pessoas em situação de risco social e seus familiares e em seguida, foram ofertados: testes rápidos para diagnóstico das ISTs, teste de swab para Sars-CoV-2, vacinação contra a COVID-19, consulta com médico clínico e psiquiatra, além de roda de conversa com a equipe multidisciplinar, e ainda atividades lúdicas/recreativas como almoço, lanche e sorteio de brindes aos participantes.

A secretária de saúde, Rayanne Pereira Bandeira, esteve presente no evento, ressaltando a importância do acolhimento das pessoas em vulnerabilidade social e reafirmando a responsabilidade da secretaria de saúde municipal com a população de Pombal-PB.

A coordenadora do CAPS AD III, Luciana Melo, agradeceu a presença de todos os usuários e familiares, assim como a colaboração das secretarias envolvidas nessa ação tão importante para a saúde do município. Destacou ainda o empenho de sua equipe, se colocando à disposição para auxiliar aqueles que desejam alcançar uma vida livre de vícios, acrescida de hábitos saudáveis e queiram, de fato, iniciar ou dar continuidade ao tratamento na unidade.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Mayenne Bandeira, ressaltou o compromisso da gestão em fazer o melhor pela população, agradeceu a confiança depositada pelos usuários e enalteceu o carinho dos profissionais para com todas as pessoas que são atendidas pelo serviço, bem como, agradeceu aos colaboradores do evento.

Gerlandio Almeida, coordenador do CREAS, também fez o uso da fala, abordando inicialmente, em que consiste o trabalho do referido serviço, bem como, ratificou sobre a confiabilidade dos usuários no trabalho desenvolvido pelas equipes envolvidas na ação.

Prefeitura Municipal de Pombal, cidade melhor é a gente que faz!