Em Pombal, mulheres quilombolas recebem a certificação pela participação em Oficinas Artísticas

No dia 08 de março de 2021, cerca de 20 mulheres, originárias da Comunidade Quilombola “Os Daniel”, receberam certificação pela participação nas Oficinas Artísticas de Confecção de Rosas em Tecido e Bordado de Rosas com Pedrarias. Os cursos foram selecionados através do Edital 012/2020 denominado de Prêmio Desenvolvimento Sociocultural “Celso Furtado”, Categoria 03 – Inovação Cultural, contemplando dois projetos.  A solenidade aconteceu de forma presencial no Centro Integrado de Políticas Sociais – CIPS.

A iniciativa faz parte do cronograma de ações desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Pombal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo por meio da Lei de Emergência Cultural 14.017/2020 “Lei Aldir Blanc” e contou com total apoio operacional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e Coordenadoria da Mulher.  A ação integra ainda as ações desenvolvidas na campanha de enfrentamento à violência contra a mulher denominada: Pombal por Elas.

As ministrantes, Maria das Graças de Sousa e Maria do Socorro de Souza Fernandes, receberam individualmente R$ 5.000,00 (cinco mil reais), pela capacitação com carga horária de 20 horas. Já as cursistas, participaram da formação gratuitamente e receberam todo material didático durante a aplicação das atividades e as peças produzidas.

O objetivo principal desta ação, foi proporcionar à população quilombola local, uma formação na área artística que pudesse desenvolver a economia criativa nas comunidades e contribuir com a geração de renda das famílias.

Prefeitura Municipal de Pombal, cidade melhor é a gente que faz!