A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Pombal, realizou na tarde dessa quarta-feira (23 de maio) a 1ª Caminhada alusiva a VIII Semana da Luta Antimanicomial. Uma forma de lutar contra o preconceito e garantir os direitos e a inclusão social das pessoas que sofrem com transtornos mentais.
A Banda Marcial do Polivalente e a Paródia de autoria da psicóloga Soyza Lucena, fizeram dueto na trilha sonora de todo percurso. Mais tarde no patamar da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, apresentação ao vivo da paródia pelos usuários do Caps AD, com voz e violão, e um musical com usuários do Caps Infantil renderam os aplausos do público.
Depoimentos comoventes, como o de um usuário do Caps Adulto, fizeram todos os presentes refletir.
“Somos chamam de loucos, de doidos, mas não sabem o que somos capazes de fazer por eles. No Caps, aprendemos a vencer o preconceito, até mesmo dentro de nossas casas, lá na verdade é uma segunda casa, onde somos bem tratados e aprendemos muito. Por favor não deixem jamais fechar o CAPS, pois só nós sabemos o quanto é importante. Eu mesmo, já passei vários dias internado em Campina Grande sem ver sequer a luz do dia” relatou o usuário.
Na Praça do Centenário o Youtuber Irtylo Santos, botou os participantes da caminhada para se aquecer e dançar. A secretária de saúde, Fabiana Lins, não resistiu e juntou-se ao público.
O evento contou com presença de usuários dos Caps, Adulto, Infaltil e AD; profissionais da área da saúde; membros de diversas entidades governamentais; representantes de clubes de serviços; integrantes da gestão municipal; representantes do poder legislativo, de igrejas; do Samu; do Corpo de Bombeiros; do Tiro de Guerra 07-021; e da sociedade pombalense.
A Luta Antimanicomial é um movimento de usuários, familiares e profissionais da Saúde Mental, que surgiu em decorrência da Reforma Psiquiátrica, visando a garantia de direitos, reabilitação e inclusão social, por uma sociedade sem manicomios.
Departamento de Comunicação