Fevereiro Lilás: Palestra realizada no CIPS dá continuidade as ações de prevenção a gravidez precoce

O Centro Integrado de Políticas Sociais – CIPS, recebeu várias adolescentes gestantes e mães, participantes do Centro de Referência da Assistência Social I – CRAS I, acompanhadas pelo Programa Criança Feliz e pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, nesta quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2019, em uma tarde de abordagens relacionadas a gravidez na adolescência.

Esta atividade integra um conjunto de ações intersetoriais que vem sendo realizadas ao longo do mês de fevereiro, com o objetivo de informar com mais eficácia sobre a importância da prevenção da gravidez precoce, tal como, enfatizar os reflexos sociais, físicos e emocionais advindos de uma gravidez antecipada.

A enfermeira, Ana Valéria, integrante da equipe do NASF que está sediado na UBS Santa Rosa, abordou também os métodos contraceptivos, as doenças sexualmente transmissíveis, esclareceu dúvidas e realizou testes rápidos com as gestantes.

A secretária do trabalho e desenvolvimento social, Mayenne Bandeira, reafirmou a importância da quebra de paradigmas sobre o assunto. “É bem verdade que existem muitos tabus que precisam ser quebrados, é preciso falar sobre sexualidade, sobre maneiras de prevenção sexual. Os pais devem ter esse tipo de conversa com os seus filhos, pois, nem sempre eles têm essa abertura. Uma gravidez indesejada acarreta muitos problemas e os jovens, às vezes, não estão prontos para absorvê-los”, declarou.

Na oportunidade, a equipe responsável pelo evento realizou a distribuição de repelentes para todas as participantes, tendo em vista a prevenção de doenças transmitidas pelo Aeds Aegypti que podem acarretar agravos no período gestacional, a exemplo da microcefalia.

Os trabalhos foram conduzidos de forma intersetorial, envolvendo o Centro Integrado de Políticas Sociais – CIPS, CRAS I, CREAS, NACAP – Núcleo de Apoio à Criança e Adolescente de Pombal, UBS Santa Rosa, Agentes Comunitários de Saúde e o público alvo.