Fim de exposição no Centro Integrado de Políticas Sociais

Entre os dias 25 e 29 de março de 2019, centenas de pessoas tiveram a oportunidade de visitar a exposição, “Elas – Memórias e Conquistas”, promovida pelo Centro Integrado de Políticas Sociais – CIPS, através da Coordenadoria da Mulher do município de Pombal em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

Os recortes do Jornal A União, do período de 1971 a 2013, exibidos na ocasião, relataram um período de grandes transformações e afirmação da mulher nas esferas do poder legislativo, executivo e judiciário, na luta pela igualdade de direitos, no empreendorismo e no combate a violência sofrida por elas.  Muitas dessas mulheres são paraibanas, a exemplo da pombalense Valquíria Alencar, professora de literatura, que se destacou nos anos 80 lutando pelos direitos da sua profissão, protagonizando também a promulgação da Constituição Federal de 1988, outra importante mulher foi Margarida Maria Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande – PB, uma das primeiras mulheres a tornar-se presidente de um sindicato no país e, a lutar por direitos na época da Ditadura Militar.  Moveu mais de cem ações trabalhistas em sua cidade, o que causou conflito com os grandes latifundiários e donos de engenho. Sendo assassinada brutalmente por um tiro de espingarda calibre 12, na noite de 12 de agosto de 1983. Seu legado serviu como fonte de inspiração para criação da Marcha das Margaridas em 2000.

Para a coordenadora de políticas públicas para mulheres, Mirian Alves, a exposição, além das surpresas, remete à reflexão.

“Quando nos deparamos com essas situações, em tempos distintos e não tão remotos, podemos observar e comemorar cada conquista alcançada pelas mulheres. Esses relatos são relutantes – uma mulher não podia usar uma calça jeans, hoje, tem voz ativa e ocupa cargos importantes – não pela condição feminina, mas pela sua capacidade, comprovada ao longo dos anos”, enfatizou Mirian.

O encerramento da exposição também marcou o fim das atividades promovidas em alusão ao Dia Internacional da Mulher, contando com grande público em todos os eventos, durante o mês de março.