IV Jornada Pedagógica marca o início do ano letivo 2020 com anúncios importantes para educação pombalense

Abrindo o ano letivo 2020, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) deu início nesta segunda-feira (03/02) a IV Jornada Pedagógica, cujo o tema é “BNCC: juntos, construiremos um novo currículo”. O evento contou com a participação do prefeito do município de Pombal, “Dr. Verissinho”, da secretária de Educação, Aurineide Francisca, da secretária de planejamento, Aline Florentino, da coordenadora pedagógica, Eilza Nádia, do coordenador das escolas do campo, Marcílio Andrade, das supervisoras, diretoras, demais docentes da educação municipal e do palestrante Prof. Me. Delzymar Dias.

A Base Comum Curricular (BNCC) objetiva a unificação do processo de aprendizagem em todo território nacional, tendo como foco principal, dá autonomia aos estudantes, valorizando a criatividade do indivíduo, os aspectos sociais, tecnológicos, religiosos, culturais, locais e regionais.

Na abertura dos trabalhos, a secretária Aurineide se emocionou ao falar das conquistas à frente da SEDUC e da luta diária por uma educação de qualidade, disse também estar confiante na capacidade da equipe em construir o próprio currículo.

“Com muito esforço estamos realizando o sonho de recuperar algumas de nossas escolas, como é o caso da escola Prof. Newton Seixas. Isso só é possível porque economizamos centavo por centavo, para podermos aplicar o recurso onde realmente necessita. Muitas vezes, este recurso é insuficiente, mas com a ajudado do nosso gestor e de todos, alcançamos os nossos objetivos e oferecemos o melhor aos nossos alunos. […] Eu, realmente, acredito na capacidade dos nossos professores e juntos construiremos o nosso currículo, norteados bela BNCC”, afirmou a secretária.

Para o palestrante Delzymar Dias a construção do próprio currículo por parte do corpo docente das escolas e a participação efetiva da comunidade minimiza as chances de erro no processo de criação da proposta.

Durante o evento o prefeito, Dr. Verissinho, anunciou a implementação de melhorias no fardamento escolar da Rede Municipal, com tênis padronizado para todos os alunos e calça jeans para alunos do 5º ao 9º ano. Além disso, o gestor aguarda para os próximos dias a abertura de licitação para construção da escola sustentável.