Ministério Público e CMDDCA realizam reunião de alinhamento e planejamento, para a eleição dos novos conselheiros tutelares de Pombal-PB

Foi realizada, nessa quarta-feira (14), a pedido do CMDDCA – Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – uma reunião para discussão e esclarecimentos, quanto à assuntos relativos à eleição dos novos membros do Conselho Tutelar de Pombal-PB, prevista para acontecer no dia 06 de outubro de 2019.

A reunião foi presidida pelo Promotor de Justiça Drº. Leidimar Almeida Bezerra que, prontamente, atendeu ao convite do CMDDCA. O referido encontro aconteceu na sede local do Ministério Público e contou com a participação dos membros dessa instituição, dos integrantes da comissão organizadora do pleito e dos 14 candidatos a Conselheiro Tutelar. Na ocasião, foram prestados esclarecimentos referentes às normas que deverão ser consideradas, durante todo o período de campanha que integra a eleição, a exemplo da propaganda eleitoral, das entrevistas, debates e congêneres.

A presidente do CMDDCA de Pombal, Francelly Soares, destacou a relevância da pauta e informou que as discussões foram uma oportunidade ímpar, para a elucidação de eventuais dúvidas dos candidatos, alusivas ao período da campanha eleitoral, que teve início no dia 22 de julho e deverá estender-se até o dia 04 de outubro. Na oportunidade, enfatizou, ainda, a relevância do papel desempenhado pelo conselheiro tutelar, destacando que, cabe a este, a significativa função de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O CMDDCA é o órgão responsável por regulamentar, organizar e coordenar o processo de escolha dos conselheiros tutelares, a partir da obediência as determinações da Lei nº 8.069/90 e da Resolução nº 75/2001 do Conanda, cabendo a Comissão Especial Eleitoral a função de supervisionar a realização de entrevistas, debates e afins, zelando para que sejam garantidas iguais oportunidades a todos os candidatos, nas suas indagações e respostas.

A mídia local, emissoras de rádio e canais de Tv, que possuírem interesse na realização de debates, entrevistas e similares, deverão enviar oficio à Comissão Organizadora, expondo a mencionada intenção, com pelo menos, oito dias de antecedência da data prevista. A propaganda nas mídias sociais é amplamente permitida aos candidatos.

Veja a lista dos Candidatos ao Conselho Tutelar de Pombal-PB:

CANDIDATOS NOME UTILIZADO NA CAMPANHA NÚMERO
01 AUIDAIARA ZUDILEIDE DE SOUTO LIMA DAIARA 456
02 BENEDITA DA SILVA MOURA BENEDITA 185
03 CLAUDIA CRISTINA DA COSTA CLAUDIA 123
04 FRANCILENE LACERDA DA COSTA FRANCILENE DA PASTORAL DA CRIANÇA 567
05 FRANCINEIDE VITORIANO DOS SANTOS NEIDE VITORIANO 258
06 FRANCINILDO FERREIRA DA SILVA FRANCINILDO DO JACU 192
07 FRANCISCO DE ASSIS SANTANA PROFESSOR ASSIS 900
08 JOSE RIBEIRO DA SILVA ASSISTENTE SOCIAL JOSÉ RIBEIRO 789
09 JOSE THIAGO CORDEIRO DE SOUSA THIAGO CORDEIRO 157
10 MARIA DA CONCEICAO SILVA VIEIRA OLIVEIRA CONCEIÇÃO VIEIRA 190
11 MARIANA DE SOUSA SOARES MARYANA 245
12 MOAMA DE SOUSA BANDEIRA MOAMA BANDEIRA 234
13 PALOMA PEREIRA DE SOUSA PALOMA SOUSA 369
14 ROSALIA ALMEIDA LEITE ROSY DA PASTORAL DA CRIANÇA 193