Pombal apresenta projeto de modernização da iluminação pública ao diretor geral da ANEEL, André Pepitone e sua equipe técnica

Durante a noite da última quinta-feira, dia 05 de agosto, o prefeito de Pombal, Dr. Verissinho, junto com a equipe da Prefeitura, apresentou o projeto de modernização da iluminação pública desenvolvido por Pombal ao diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone e o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia(ABESCO), Alexandre Moana.

Alexandre Moana – Presidente da ABESCO

Diante das exposições apresentadas pela equipe da Prefeitura, Alexandre Moana, teceu elogios a forma como a proposta foi concebida.

André Pepitone – Diretor Geral da ANEEL

André Pepitone disse que ficou surpreso com o trabalho desenvolvido pela equipe do município.

“Ficamos com uma grata surpresa em ver que a equipe de Pombal, se aprofundou sobre o processo e fizeram o melhor trabalho que poderia ser feito”, argumentou.

Vale ressaltar o esforço da Gestão Municipal nesta primeira etapa.  A equipe responsável pelo projeto realizou a conferência das medidas de todos os postes de iluminação do perímetro urbano e catalogou os tipos de lâmpadas, o consumo,  e acessórios utilizados em cada ponto, além de elaborar um mapa contendo todos esses dados.

Para o prefeito Dr. Verissinho o principal desafio foi vencido.

“Nossa principal dificuldade era mão de obra qualidifcada para elaboração dessa proposta, diga-se de passagem, uma proposta bastante complexa,  passamos alguns dias tentando contratar engenheiros elétricos para elaboração desse documento, mas como não havia a disponibilidade desses profissionais, a nossa equipe participou da capacitação da PROCEL e conseguiu, em curto espaço de tempo, elaborar um projeto bastante satisfatório”, explicou o gestor.

Com a proposta devidamente elaborada e inscrita na Chamada Pública Procel Reluz 2021, o município estará concorrendo a mais de R$ 3 milhões de reais, em recursos não retornáveis do Governo Federal para assegurar modernização da iluminação pública de Pombal. Garantido mais eficiência energética, melhor iluminação, atenuação nos gastos com manutenção, e diminuição considerável no consumo de energia elétrica.

Simultâneo a esse processo, com recursos próprios da Prefeitura, a gestão municipal já iniciou a implementação de iluminação de Led em algumas praças e estará abrindo processo de licitação para instalação de painéis fotovoltaícos nos prédios públicos municipais, onde há maior consumo de energia elétrica.