Pombal valida sua participação no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras e abre negociações com a Embaixada da Rússia para aquisição da Sputnik V

Nesta quinta-feira, 18 de março de 2021, o prefeito do município de Pombal, Abmael Lacerda “Dr. Verissinho”, assinou o Protocolo de Intenções do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras – CONECTAR e sancionou a Lei que permite ao Poder Executivo Municipal a compra de vacinas para enfrentamento à pandemia. Desta forma, o município de Pombal agora está apto a adquirir vacinas, equipamentos e insumos para o enfrentamento à COVID-19 no mercado Nacional e/ou Internacional por meio do referido consórcio.

Vale ressaltar que o Poder Executivo também conta com total apoio da Câmara de Vereadores local, com a aprovação por unanimidade de votos do projeto que autoriza a compra de vacinas.

A Prefeitura de Pombal já contactou a Embaixada da Federação da Rússia no Brasil e abriu as negociações para aquisição de doses da Sputnik V, que seriam suficientes para imunizar os 32 mil habitantes do município.

A Sputnik V foi desenvolvida pelo instituto Russo Gamaleya e está sendo produzida no Brasil pelo Laboratório União Química. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalos de 21 dias, sua eficácia está acima dos 91% e teve aprovação em 51 países. No Brasil,  a Sputnik V aguarda a liberação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA para que possa ser comercializada, o que deve acontecer nos próximos dias.

De acordo com o prefeito Dr. Verissinho, a expectativa é que nos próximos meses o município possa receber as primeiras doses do imunizante.

Prefeitura Municipal de Pombal, cidade melhor é a gente que faz.