Prefeitura inicia processo de implantação do “Projeto Pombal 100% LED”

A Prefeitura de Pombal dará início, na segunda-feira próxima, 13 de março de 2023, o processo de implantação do Projeto Pombal 100% LED, uma grande e importante ação de renovação da iluminação pública do município de Pombal, com a substituição de todas as luminárias atualmente instaladas, de vapor de sódio, por lâmpadas eficientes, de LED.

A mudança, histórica e revolucionária, ofertará à comunidade pombalense uma qualidade nunca vista, melhorando significativamente a oferta da iluminação pública, com lâmpadas de melhor luminosidade, economia e durabilidade.

A última vez que ocorreu em nosso município uma ação de renovação do padrão de lâmpadas de iluminação pública se deu também na gestão do atual Prefeito Dr. Verissinho (2001/2004) quando foram substituídas as lâmpadas de vapor de mercúrio, por lâmpadas de vapor de sódio.

Os recursos que serão aplicados para implementação da substituição das lâmpadas e melhoramento da estrutura da iluminação pública do município, são da ordem de R$ 3.336.020,34, sendo R$ 2.530.416,99 oriundos do Procel Reluz 2021 – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica/Eletrobrás, ao qual o município concorreu e foi vencedor em chamada pública naquele ano e R$ 805.603,35 oriundos de recursos próprios do município.

O material necessário para a realização da troca foi adquirido por meio de procedimento licitatório e os trabalhos de substituição terão início pelas ruas do centro da cidade, se estendendo para os demais bairros e nos Distritos localizados na zona rural do município, com previsão de conclusão dos serviços até julho de 2023.

Quando finalizados, além da melhor qualidade de luminosidade, estima-se uma grande economia no consumo de iluminação pública, graças a comprovada eficiência e durabilidade das lâmpadas de LED, garantindo assim bem estar e segurança à nossa população.