Prefeitura de Pombal empreende o Busca Ativa Escolar e implementa programa piloto na escola Decisão

Na manhã da última sexta-feira, dia 08 de março de 2019, a Prefeitura Municipal de Pombal, através das secretarias, de Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social, empreendeu a Busca Ativa Escolar em ruas e bairros do município. O objetivo é identificar, matricular e realizar o acompanhamento de todas as crianças e adolescentes entre 04 e 17 anos que estejam fora da sala de aula.

A secretária do trabalho e desenvolvimento social, Mayenne Bandeira ressaltou as dificuldades e a persistência no cumprimento dessa missão. “Este trabalho é muito importante para o município porque ficamos mais próximos das famílias, ouvimos atentamente cada caso e entendemos muitas vezes as dificuldades que muitas mães enfrentam, como por exemplo, a gravidez na adolescência, responsável pela evasão da sala de aula. Não é um trabalho fácil garantir o retorno dessas adolescentes à escola, devido a resistência, mas seremos persistentes ao sensibiliza-las de que o espaço educacional possibilita participar de projetos e escolhas que irão contribuir para o seu futuro e crescimento como cidadã. Estaremos atentos em nossas visitas mensais com um olhar diferenciado a cada caso”, enfatizou Mayenne.

Para articuladora do Selo Unicef, Aline Florentino, o Busca Ativa Escolar é uma ação intersetorial que visa a integração de todos, desde o Agente Comunitário de Saúde que tem auxiliado bastante nestas buscas, aos assistentes sociais, visitadores e a própria Secretaria de Educação.

A equipe também visitou a Escola Municipal de Ensino Infantil “Psicólogo Gilmar Pereira Trigueiro”, onde estudam diversas crianças entre 4 e 5 anos, inseridas no programa. A iniciativa é uma das estratégias do “Fora da Escola Não Pode!”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que tem o objetivo de ajudar os municípios a combater a exclusão escolar e garantir que cada criança e adolescente esteja na escola.

Além desta ação, a Secretaria de Educação do município, lançou em fevereiro de 2019, na EMEF Decisão, o programa piloto: “CHEGOU A HORA, ACELERA JOVEM”. Tendo como objetivo eliminar a defasagem idade/série entre os alunos do ensino fundamental II, oferecendo condições para que os discentes avancem na trajetória escolar, buscando, assim, contribuir para a reversão do quadro de evasão e repetência, e, para que esse programa cumpra a função social, atendendo às necessidades de aprendizagem de todos os alunos; com aulas diferenciadas e currículo adaptado às necessidades dos adolescentes. Nessa nova modalidade de ensino, o jovem estudante terá oportunidade de concluir o Ensino Fundamental II com mais rapidez.

Prefeitura de Pombal, um novo tempo para todos!