Prefeitura de Pombal participa de reunião virtual com direção do IPHAEP para discutir a pavimentação asfáltica do centro de nossa cidade

A Prefeitura de Pombal participou no fim da manhã de hoje, de uma importante reunião com a diretora do IPHAEP-PB, Dra. Tânia Maria Queiroga Nóbrega, com o propósito de discutir a viabilidade da pavimentação asfáltica nas ruas principais do Centro Histórico de nossa cidade, cuja área concentra monumentos tombados de nosso município, como a Igreja do Rosário, praças, casarios e Coluna da Hora.

Participaram da reunião, além da Diretora do IPHAEP, o Prefeito de nosso município Dr. Abmael de Sousa Lacerda, O Presidente da Câmara Municipal de Pombal-PB, Vereador Gilberto Ismael de Lacerda e a Secretária de Planejamento do município, Aline Florentino.

Na oportunidade, o prefeito Dr. Verissinho, comunicou o protocolo do projeto nesse sentido e pediu do IPHAEP um olhar igualitário, uma vez tendo iniciado contato com este intuito no dia 17 de janeiro, observando as situações verificadas em municípios paraibanos que passaram pela mesma situação e que fora permitida a realização da pavimentação asfáltica. Lembrou ainda que fomos contemplados, com esse recurso para pavimentação asfáltica de ordem dos senadores Veneziano Vital do Rêgo e Nilda Gondim (MDB-PB), alocados na CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, para a pavimentação asfáltica do centro da cidade de Pombal. Na ocasião, nos foi informado que a empresa responsável pela execução, estaria fazendo o levantamento das ruas a serem contempladas, no início do ano de 2022, por isso a necessidade da urgência de resolvermos o mais rápido possível, essa intervenção, e podermos desfrutar de tamanho benefício a população de Pombal – PB.

O recurso recebido pelo município é no valor de R$1.500.000,00, e visa executar o capeamento asfáltico das Ruas Cel. Cândido de Assis, Cel. José Fernandes, Cel. João Carneiro, trecho da Padre Amâncio Leite, trecho da Domingos de Medeiros e trecho da Monsenhor Valeriano implantando camada de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) sobre o pavimento em paralelepípedo existente, objetivando proporcionar maior conforto e comodidade para a população, desenvolvimento do comércio local e, sobretudo, fomentar o potencial turístico regional.

A diretora do IPHAEP informou que, tão logo os técnicos do IPHAEP tenham superado problemas de saúde relacionados a COVID 19, ela enviaria uma equipe para uma cuidadosa análise da área e, na oportunidade destacou que não é interesse do IPHAEP dificultar ações nesse sentido, apenas assegurar que tais medidas não tragam danos ao Patrimônio Histórico existentes no centro de nossa cidade.

Na avaliação de nosso gestor municipal, Dr. Verissinho, os diálogos foram muito proveitosos e sinalizaram uma possibilidade real de que o pleito possa obter o êxito necessário, observadas as orientações do IPHAEP, o que poderá nos permitir realizarmos mais esse importante sonho da comunidade pombalense.