SMTRDS promove palestra com delegada e divulga mapa da violência contra a mulher no município

Terça-feira, 26 de março de 2019, a SMTRDS – Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social através da Coordenadoria da Mulher, promoveu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, a palestra, “A violência contra as mulheres”, ministrada pela delegada Dr. Patrícia Forny, bem como, apresentou o mapa violência contra a mulher no município de Pombal.

Há 14 anos, à frente da Delegacia da Mulher de Sousa-PB, Dra. Patrícia Forny, avaliou a palestra como uma atividade fundamental para construção do diálogo.

“É importante esse trabalho, pois existe demanda em Pombal, uma cidade de aproximadamente 32 mil habitantes. Por outro lado, a violência contra a mulher não se resume apenas na delegacia, é preciso que todos os envolvidos sejam chamados e dialoguem sobre o tema, pois existem muitos casos que não chegam ao nosso conhecimento”, explicou.

Patrícia também desmistificou vários tipos de abusos sofridos por mulheres, como as violências, física, psicológica, patrimonial e sexual.

A coordenadora da vigilância socioassistencial, Tatiana Ribeiro, apresentou os respectivos dados, em relação a violência contra as mulheres em Pombal:

CASOS IDENTIFICADOS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A equipe da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTRDS), responsável pela coleta dessas informações, relatou grandes dificuldades como: falta de nomenclatura na identificação criminal de fácil percepção, dados inconsistentes ou ausentes em alguns órgãos, banco de dados inexistente, e a falta de entendimento acerca da violência doméstica para tipificar as modalidades dessa violência.

“Isso nos mostra a importância e necessidade contínua, de capacitação e aperfeiçoamento, inerente a temática e a articulação das instituições para estabelecimento de fluxos de atendimento às vítimas”, relatou Tatiana Ribeiro, coordenadora da vigilância socioassistencial.