PREFEITURA DE POMBAL SEGUE AS NORMATIVAS DO DECRETO ESTADUAL

PREFEITURA DE POMBAL SEGUE AS NORMATIVAS DO DECRETO ESTADUAL Nº 42.388/2022 E TORNA FACULTATIVO O USO DE MÁSCARAS EM AMBIENTES ABERTOS E FECHADOS NO MUNICÍPIO DE POMBAL
O Prefeito Municipal, Dr. Abmael de Sousa Lacerda (Dr. Verissinho) se reuniu no fim da tarde deste dia 07 de abril de 2022, com a secretária de saúde do município, Sra. Rayane Pereira Bandeira, com a finalidade de avaliar o cenário atual da COVID-19 em nosso município, bem como os termos do Decreto Estadual nº 42.388, de 07 de abril de 2022, publicado pelo Governador do Estado da Paraíba que, dentre outros, estabeleceu novos critérios de uso de máscara em locais abertos e fechados, no âmbito do Estado.
A partir dessa análise e observando os indicadores locais, que demonstram a ausência de novos casos de covid-19 em nosso município há cerca de uma semana e o registro da ausência de casos ativos há, pelo menos 72 horas, bem como os elevados índices de vacinação de duas doses no município, (Faixa etária de 12 a 17 anos = 97,01% e Faixa etária acima de 18 anos, está em 96,09%), o município passa a seguir as normativas estabelecidas pelo Governo Estadual, informando de que, na circunscrição do município de Pombal, deixa de ser obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados, recomendado, passando a recomendar o uso apenas para os portadores de comorbidades e aqueles que venham a estar portando sintomas da Covid-19.
Segundo disse a Secretária de Saúde, Rayane Bandeira, as condições verificadas no âmbito municipal, referente a COVID-19 nos dá a certeza de que estamos aptos a evoluir para essa nova fase, face aos excelentes números de vacinação verificados até agora e a ausência de casos. A secretária ressaltou ainda de que as medidas não excluem a necessidade de mantermos atentos quanto a medidas preventivas que devem ser sempre observadas, sobretudo quanto aos idosos e portadores de comorbidades.
O prefeito ainda frisou de que a campanha de vacinação segue ativa e que a população deve manter cuidados como uso de álcool gel a 70% e outras medidas preventivas como lavar as mãos rotineiramente com sabão e, usando a máscara sempre que julgar necessário, nos casos indicados, principalmente quando estiver com sintomas característicos de Covid-19.