Prefeitura Municipal de Pombal se reúne com feirantes do Mercado Público para resolver problema do lixo armazenado de maneira incorreta

A Prefeitura Municipal de Pombal se reuniu na manhã deste dia 27 de novembro com as pessoas que detém concessão de uso de espaço público no Mercado Público Municipal para debater a problemática do acúmulo incorreto de resíduos sólidos no Mercado Público e seu entorno.

Os comerciantes haviam sido convidados para uma reunião na manhã de ontem, terça-feira (26/11), mas a ausência de boa parte dos interessados fez com que a administração do município remarcasse o encontro para esta quarta-feira (27). Na oportunidade, o prefeito Dr. Verissinho, conclamou os feirantes a colaborar com a limpeza urbana do município, fazendo o armazenamento dos resíduos em sacos para lixo de forma organizada: dobrando caixas de papelões e desmontando as grades de madeiras e amarrando-as, em seguida colocando-as nos referidos sacos, para melhorar o trabalho da coleta.  De segunda a sexta-feira às 16 horas, um Caminhão Compactador ficará em uma das extremidades do Mercado para receber o lixo dos feirantes. Aos sábados o horário estabelecido será às 14 horas.

Dr. Verissinho lembrou, que a Prefeitura de Pombal tem feito a sua parte, assim como os profissionais da limpeza urbana têm tentado desempenhar da melhor forma possível o seu papel, mas que é preciso instituir um novo processo para garantia de um ambiente de trabalho mais limpo.

“Não é justo que os nossos irmãos garis, responsáveis pela limpeza urbana tenham que ficar até depois das 02 horas da tarde, todo sábado, limpando o lixo que vocês produzem. Esse lixo, acaba prejudicando muitas vezes vocês mesmos, devido ao mau cheiro e imagem que passa a população.  Estamos aqui, para que de forma conjunta, possamos resolver de vez esse problema. Precisamos pensar como verdadeiros cidadãos pombalenses, de forma humanizada, para que nossos irmãos da limpeza não precisem mais ficar até o término da feira limpando essa sujeira. Com a colaboração de todos teremos a partir de hoje um ambiente de trabalho mais limpo”, argumentou o gestor.

Após uma questão levantada durante as discussões, uma assembleia marcada para o dia 17 de dezembro de 2019, entre os feirantes responsáveis pelo Mercado Público irá definir o horário de fechamento do estabelecimento aos sábados, bem como, irá avaliar o novo processo de coleta de lixo.

Além disso, os feirantes do entorno do Mercado Público serão convocados a participar de uma reunião que será realizada nos próximos dias para tratar do assunto.

Estiveram presentes também no encontro celebrado nesta quarta-feira (27), Paulo Gomes (presidente da Câmara Municipal), Marcos Bandeira (vereador), Dra. Kézia Dantas (procurada geral do município), Dr. Djonierison França (sec. de administração), Franco Vieira (sec. de indústria e comércio), Júnior Alves (secretário de infraestrutura), técnicos da vigilância sanitária e os agentes da Secretaria de Infraestrutura responsáveis pela limpeza e fiscalização.

Prefeitura Municipal de Pombal, um novo tempo para todos.