SAMU de Pombal aumenta número de atendimentos e passa por reforma

Conforme dados do sistema DATA SUS, banco de dados do ministério da Saúde, a base do SAMU de Pombal deu um salto significativo no número de atendimentos no período de 2017 a 2018. Em 2017 foram registrados 2.520 atendimentos, já em 2018, 3.319, o que representa um aumento de 799 atendimentos.

De acordo com informações do coordenador geral do SAMU de Pombal, Edson Lira do Prado, o maior número de ocorrências registradas foi de procedimentos de natureza clínica, seguidos de atendimentos de natureza traumática. Com destaque para queda de idosos e acidentes automobilísticos.

Para Edson as perspectivas são boas. “Temos para o ano de 2019 uma boa expectativa, pois, estamos conseguindo arrumar a base, deixando tudo funcionando, com isso, iremos trazer um maior conforto para a população e realizar uma maior cobertura assistencial […] Lamentavelmente o Estado da Paraíba não tem cumprido com suas obrigações, são quase 3 mi que não estão sendo repassados para o município, e a dívida continua a crescer. Ainda bem que a gestão municipal zela pelo SAMU e sabe enxergar sua importância”, pontou o coordenador.

O SAMU de Pombal recebeu duas ambulâncias novas para renovação da frota e aguarda a chegada de mais uma ambulância. Somando-se duas Unidades de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado – USA, para atender os municípios, de Pombal, Cajazeirinhas, Lagoa, São Domingos, São Bentinho e Paulista. A base está funcionando provisoriamente na UPA, localizada no bairro dos Pereiros devido uma reforma na estrutura física das instalações.

Decom