Saúde realiza ações no dia D contra mosquito da dengue, nesta sexta-feira (02/12)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta sexta-feira (2) através de uma mobilização para conscientizar a população a respeito do combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O marco da ação foi o comércio e os transeuntes do centro de nossa cidade, como parte da Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses e consistiu em distribuição de materiais educativos, exposição de amostras das fases do mosquito e esclarecimentos às dúvidas da população sobre o tema.
Os focos do mosquito, na grande maioria, são encontrados dentro de casa, quintais e jardins, por isso é tão importante a população lembrar de verificar se há acúmulo de água em recipientes a céu aberto, pratos e vasos de plantas, bebedouros de animais e até mesmo brinquedos infantis. A mínima quantidade de água parada pode ser o ambiente propício para um foco do mosquito da dengue”.
A SMS recomenda que, pelo menos uma vez por semana, seja feita uma faxina para eliminar copos descartáveis, tampas de refrigerantes ou outras garrafas, e, em especial, lavar bem a caixa d’água e depois vedar. Não deixar água acumulada em pneus, calhas e vasos; adicionar cloro à água da piscina; deixar garrafas cobertas ou de cabeça para baixo. Também é preciso receber em domicílio o técnico de saúde devidamente credenciado, para que as visitas de rotina sirvam como vigilância.