Secretária de Educação quebra o silêncio e fala sobre o Educação na Praça

Em comemoração aos 321 anos de fundação de Pombal, a Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 22 de julho deste ano o Educação na Praça. Uma noite de apresentações ao público, com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino e do Centro de Convivência.

De acordo com a secretária, Aurineide Francisca, a proposta do Educação na Praça, trabalhou o tema da festa: “Cidade berço do sertão paraibano”, contando a história do desbravamento, desde os primeiros contatos dos colonizadores com os índios nativos e a lenda da Cabocla Maringá. O público também pode apreciar histórias, da Cadeia Velha, Igreja do Rosário, Cruz da Menina, Estação ferroviária, Coluna da Hora, Bar Centenário e dos grupos folclóricos e religiosos como, os Congos, Pontões, Reisados e a Irmandade do Rosário.

Para Aurineide, o evento precisa ser reprisado, pois, muitas pessoas desconhecem a história de Pombal.

“Todos nós deveríamos saber mais sobre a nossa história e cultura, infelizmente, muitos ainda desconhecem. A partir da perspectiva dos nossos alunos, pudemos entender que, aqui, de fato, foi o berço do sertão paraibano, porta de entrada para o desenvolvimento de toda região. Tivemos a primeira cadeia do sertão, o primeiro cartório, a primeira comarca, e outros serviços essenciais. Pombal merece o seu lugar de destaque, não apenas nos corações de todos os pombalenses, mas na memória e na história do Sertão da Paraíba”, concluiu a secretária.