Secretaria de Planejamento anuncia o início da construção da UBS Altiplano

A Prefeitura Municipal de Pombal, através da Secretaria de Planejamento e Acompanhamento de Gestão anuncia o início da construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro Altiplano. O valor da proposta corresponde a R$ 663 mil reais e o valor da Obra a R$ 537.948,62, angariados através de emenda do Senador José Maranhão por meio da Ordem Bancária 807305, efetuada em parcela única no dia 16/04/2020.

Cotidianamente, os moradores do referido bairro têm de se deslocar para os PSFs do Vida Nova e Santa Rosa, o que muitas vezes dificulta o acesso aos serviços disponibilizados pela Atenção Básica. Após a conclusão da obra, cujo prazo previsto é de 180 dias, essa realidade será modificada.

O projeto comtempla uma área de 306,25 m², atendendo todos os padrões de uma UBS tipo I, preconizados pelo Ministério da Saúde, contendo os respectivos espaços:

Recepção para pacientes e acompanhantes 1
Sala de espera pacientes e acompanhantes 1 a 3
Consultório com sanitário 1
Consultório 1
Sala de Procedimentos 2
Almoxarifado 1
Consultório Odontológico com área para escovário 1
Área para bomba e compressor a vácuo 1
Área para deposito de material de limpeza 1
Sanitário (para usuários) 2
Copa/Cozinha Alternativa 1
Área para reuniões e educação em Saúde 1
Abrigo de resíduos sólidos 1
Em caso da UBS proceder a esterilização do local 1
Sala de Recepção, Lavagem e Descontaminação 1
vSala de esterilização e estocagem de material esterilizado 1

Atualmente, na área da saúde, existem mais duas construções em andamento, a UBS Solar das Oiticicas e a UBS do Francisco Pereira Vieira, além da reforma e ampliação da UBS do bairro Vida Nova e a reforma da Policlínica.  Esse é o compromisso do Poder Executivo Municipal, sempre com olhar atento a saúde da população.

Prefeitura Municipal de Pombal, unidos somos mais fortes!