Secretaria Municipal de Saúde promove a V Semana do Bebê

Em sua 5ª Edição, a Semana do Bebê desempenha um papel fundamental na primeira infância das crianças de Pombal. Tornando cada vez mais nítido o papel da família e do Estado, seja na garantia de direitos ou na proteção às nossas crianças. Atualmente o município tem como prioridade a implementação de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, pactuado nos resultados sistêmicos direcionados por meio do Selo Unicef e do Programa Prefeito Amigo da Criança.

No período de 11 a 15 de novembro de 2019, todas as unidades de saúde do município executaram ações relacionadas ao tema, com foco na participação paterna no período gestacional das suas respectivas companheiras, abordando a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança, cuidados com alimentação do bebê, realização de triagens neonatais, prevenção de acidentes e dicas valorosas.

Em uma roda de conversa foi abordado o tema “hiperexposição ao aparelho celular” tanto da perspectiva dos adultos, quanto das crianças, e de que forma isso tem influenciado o convívio social na infância. Em seguida, os participantes puderam construir de forma conjunta o ambiente ideal para o crescimento de uma criança.

A V Semana do Bebê chegou ao fim, mas nos rendeu um olhar mais aguçado aos percalços que envolvem a primeira infância, bem como, o desejo de fortalecer a nossa rede de proteção. Enquanto não chega a VI Semana do Bebê, seremos incumbidos de prosseguir com o trabalho que vem sendo executado nas Unidades Básicas de Saúde e nas distintas frentes da administração pública do município.

#selounicef

#prefeitoamigodacriança