Pombal e mais 25 municípios participam do 4º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef

Durante esta quinta-feira, 23 de maio de 2019, a cidade de Pombal sediou o 4º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef no Auditório da SEDUC. Ao todo, membros de 26 municípios paraibanos foram convidados a participar do encontro promovido pela equipe da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), tendo por objetivo preparar e articular a rede de proteção assistencial de cada município.

Na abertura das atividades, o grupo de dança da Escola Professor Newton Seixas, cujos alunos, também integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, apresentaram uma coreografia com emojis, abordando o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Socorro Araújo, Sidney Vasconcelos, palestrantes da Unicef, se reversavam com Dimas Gomes e Valéria, emissários da Casa Pequeno Davi, para tratar os casos relacionados à proteção social, esclarecer as dúvidas dos participantes e fomentar os caminhos para melhoria dos indicares de cada localidade.

Em uma dinâmica de grupos, os participantes puderam debater, exemplificar os casos de violação de direitos, saber como agir em cada situação e compartilhar experiências.

O evento também contou com a participação da secretária do trabalho e desenvolvimento social de Pombal, Mayenne Bandeira, da articuladora do selo no município, Aline Florentino, como também, de profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, Conselho Tutelar e CMDDCA. Da Secretaria de Desenvolvimento Humano Estadual, compareceram, Andreza Ribeiro, Joilma Oliveira e Katiana Cavalcante.

A localização privilegiada e as condições de infraestrutura e suporte técnico, tornaram Pombal sede desses encontros. Foram convidados para este 4º Ciclo de Capacitação, Aparecida, Belém do Brejo do Cruz, Bernadino Batista, Bom Jesus, Brejo do Cruz, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Condado, Coremas, Nazarezinho, Paulista, Piancó, Poço de José de Moura, Pombal, Santa Cruz, Santa Helena, São Bentinho, São Bento, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, São José do Brejo do Cruz, Triunfo, Vieirópoles e Vista Serrana. Todos eles lutam para conseguir evoluir em seus índices e estatísticas na Edição 2017-2020 do Selo Unicef.