Acesso à informação Transparência Fiscal EMAIL
A+ A-   FAQ Manual de Navegação

O Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, vinculado ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Pombal/PB – CMDDCA, apresenta aos munícipes, à Gestão Municipal, aos atores do Sistema de Garantia de Direitos das crianças e adolescentes e a todos a quem possa e deva interessar, nesta oportunidade: o Plano Municipal decenal de Prevenção, Enfrentamento e Atendimento Especializado de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.
Nesse sentido, este documento é introduzido por uma breve justificativa de sua necessidade, em razão do contexto histórico de violência em que crianças e adolescentes estão inseridos desde os primórdios, ressaltando-se as garantias constitucionais e infraconstitucionais que estabelecem os seus direitos. Seguido por um breve resumo sobre o município de Pombal, suas crianças e adolescentes e, por conseguinte, as formas de enfrentamento às violências nesse município, fazendo um recorte quando à Lei n. 13.431/2017 que estabelece o sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, regulada pelo Decreto n. 9.603/2018. Além disso, o documento apresenta a rede de proteção e cuidado, os órgãos, serviços e programas de prevenção e enfrentamento à violência ofertados, a pactuação da escuta especializada como mecanismo de impedimento à revitimização e à violência institucional, instituindo, inclusive, a Ficha de Notificação de Revelação Espontânea, o Protocolo Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, as ações, metas e prazos para a efetividade do plano, divididos em eixos temáticos, e as considerações finais.
Por fim, observando a premissa constitucional de prioridade aos direitos das crianças e adolescentes, sua proteção integral e, em contra partida, as alarmantes estatísticas de violência contra essa parte da população, ressalta-se o fundamento da construção desse plano visando, além de ações que abarquem e amenizem às situações de violência vividas ou testemunhadas pelas crianças e adolescentes, através de um eficaz atendimento integrado que impeça a revitimização e a violência institucional, a implementação de ações e estratégias integradas pelas políticas setoriais a fim de fomentar a prevenção de tais situações e possibilitar o bem estar e o desenvolvimento pleno e seguro desses menores, garantindo assim o fundamento constitucional da dignidade humana.

RESOLUÇÃO DO CMDDCA Nº 004 PUBLICADA
Diagnóstico dos Gargalos Institucionais
Fluxo de Atendimento as Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência
Protocolo integrado de atendimento a Crianças e Adolescentes
Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes – Pombal
Ata do Encontro Municipal para pactuação do Fluxo de Escuta de Especializada
Resolução de aprovação do plano
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando nesse portal, você concorda com nossa Política de Privacidade.