A SMTRDS TEM SALTO SIGNIFICATIVO NOS INDICADORES SOCIAIS AFERIDOS PELO GOVERNO FEDERAL DOS SERVIÇOS, CONTROLE SOCIAL E PROGRAMAS OFERTADOS PELO MUNICÍPIO

De acordo com o último Censo SUAS divulgado pelo Ministério da Cidadania foi constatado um avanço significativo na qualidade dos serviços e programas ofertados entre os anos de 2016 e 2017.

O Índice de Desenvolvimento (ID) CRAS e CREAS é avaliado a partir de três níveis de dimensão: Dimensão Espaço Físico; Dimensão Recursos Humanos e Dimensão Serviços e Benefícios. Já o ID Conselho é avaliado a partir das seguintes dimensões: Estrutura Administrativa; Dinâmica de Funcionamento e Composição do conselho. Abaixo segue os indicadores:

2016 2017
Centro de Referência da Assistência Social Antônio de Oliveira Calado (CRAS I)  3,00  4,33
Centro de Referência da Assistência Social José Alves Feitosa (CRAS II)  3,67 4,33
Centro de Referência Especializado da Assistência Social José Benigno de Sousa (CREAS)  1,33  3,33
Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)  3,33  4,00

No tocante a Gestão do Cadastro Único/Bolsa Família também foi verificado melhora relevante nos indicativos na Gestão de Condicionalidade, levando em consideração o perfil educação, saúde e gestão de cadastros.

Média Nacional Média Municipal
Taxa de atualização cadastral – TAC (Cadastro Único) 70,26% 89,26%
Taxa de Acompanhamento de Frequência Escolar – TAFE 92,57% 92,54%
Taxa de Acompanhamento de Agenda de Saúde – TAAS 78,25% 81,91%

O Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Bolsa Família que mostra a qualidade da gestão local do programa é variável entre zero e 1 e quanto mais próximo de 1 melhor o resultado da avaliação da gestão, o que comprova que Pombal tem resultado satisfatório conforme tabela abaixo:

Média Nacional Média Municipal
Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Bolsa Família 1 0,86

Tais dados comprovam que o investimento da gestão nas ações de qualificação continuada dos profissionais impacta diretamente na qualidade dos serviços ofertados e resultam em indicativos positivos que muitas vezes são iguais ou superiores a media nacional.

As informações podem ser consultadas no sitio do Ministério da Cidadania pelos endereços eletrônicos: