Comunidade Quilombola “Os Rufinos” ganha espaço da Prefeitura para exposição de produtos artesanais

Nesta quarta-feira (29/01), a Prefeitura Municipal de Pombal destinou um box no Terminal Rodoviário “Hermínio Monteiro Neto” para Comunidade Quilombola Rural “Os Rufinos”.

A comunidade quilombola fica localizada no sítio São João I, a cerca de 10km da sede do município, o quilombo tornou-se símbolo de resistência na época da escravidão. Hoje, alguns membros da comunidade são responsáveis pela produção e comercialização de utensílios artesanais e peças de decoração feitas com barro.

A falta de um espaço adequado para exposição de seus produtos era uma das principais reivindicações dos Rufinos. Antes de receberem o box, eles tinham que se deslocar para as feiras e exposições da região, ao término, as peças que não eram vendidas retornavam ao local de produção.

A escolha do Terminal Rodoviário por parte da Prefeitura é um reconhecimento a Comunidade, permitindo aos mestres Rufinos potencializar suas atividades, melhorar a renda das famílias envolvidas neste processo, resgatar a identidade cultural e agregar valor aos seus produtos.

A concessão de uso do box será válida por 20 anos, podendo ser renovada ao fim do prazo.