Prefeitura de Pombal e Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano (SEDH) promove a realização do Seminário Regional sobre a importância do SIPIA Conselho Tutelar e a Oficina Prática sobre o SIPIA/CT.

A Prefeitura de Pombal, através da Secretaria municipal de Assistência Social sediou, no dia de ontem (08/02/2023) o Seminário Regional sobre a importância do SIPIA Conselho Tutelar na Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e, interligado a este seminário, acontece a Oficina Prática sobre o SIPIA/CT, ministrada pela Gerência Estadual do SIPIA/CT.

Os eventos contam com carga horária de 16 horas/aulas, distribuídas nos dias 08 e 09 de fevereiro do corrente ano, com o objetivo de orientar toda a rede de atendimento a crianças e adolescentes deste município como também dos municípios convidados e ainda capacitar conselheiros e técnicos municipais quanto ao uso do Sistema de Informações Para a Infância e Adolescência – SIPIA/Conselho Tutelar. Além do município sede, estão participando destes eventos 31 conselheiros tutelares e técnicos dos municípios convidados: Cajazeirinhas, Condado, Lagoa, São Bentinho e São Domingos.

A realização deste seminário objetiva ampliar o conhecimento dos profissionais que atuam junto aos serviços que atendem crianças e adolescentes, bem como preparar os conselheiros tutelares ao uso do SIPIA.

“A gestão municipal reconhece importância do SIPIA/CT como estratégia de fortalecimento da rede de proteção e efetivação de direitos das nossas crianças e adolescentes. Este é um sistema nacional de registro e tratamento de informações referente a garantia e defesa dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente” diz a Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Concília Lopes.

“As demandas sobre violação ou não atendimento aos direitos assegurados de crianças e adolescentes se apresentam para todos os municípios como uma base de dados nacional que toma força para alicerçar formulação responsável e efetiva de políticas públicas voltadas a nossas crianças e adolescentes”, afirmou a Diretora da Vigilância Socioassistencial de Pombal, Tatiana Ribeiro.

#amelhorassistênciasocialéagentequefaz

Album no Facebook