MUNICÍPIO DE POMBAL INICIA TRIAGEM PARA REALIZAÇÃO DE CERCA DE 200 CIRURGIAS DE CATARATA, COM RECURSOS PRÓPRIOS

A Prefeitura de Pombal, através da Secretaria Municipal de Saúde inicia neste dia o processo de triagem para seleção de cerca de 200 pessoas residentes no município que irão submeter-se a cirurgias de catarata, programa idealizado e promovido pela rede municipal de saúde, pagos exclusivamente com recursos próprios, em torno de R$270.000,00 somente nesta etapa.

Nessa primeira fase, serão realizados exames prévios oftalmológicos, laboratoriais e de risco cirúrgico (cardiológico) de modo a verificar a aptidão do cidadão para a realização do procedimento cirúrgico.

Os procedimentos serão realizados na própria policlínica municipal que detém toda a estrutura necessária para a realização do procedimento cirúrgico, que ficará a cargo de uma competente equipe de profissionais oriundo da capital do estado, ofertando assim ao público alvo maior conforto e comodidade, visto que serão atendidos em sua própria cidade, ressaltando sempre as cautelas e medidas preventivas adotadas em decorrência da pandemia da COVID 19 que, mesmo não sendo verificado casos ativos, exige a devida atenção e cuidado por parte dos órgãos municipais de saúde.

A catarata é maior causa de perda da visão no mundo e, no Brasil, responde por 49% dos casos de cegueira tratável. Em nosso município, a partir de um diagnóstico realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, identificamos uma demanda significativa de casos e, desde 2019 tem sido realizado procedimentos dessa natureza, através de um programa municipal, com recursos próprios, intensificando ações de modo a devolver a visão aos pombalenses atingidos por esse mal que atinge a tantas pessoas.

As cirurgias que acontecerão nos próximos dias marcarão apenas o início desse trabalho neste ano, e que outras acontecerão em breve, face a prioridade dada pela administração municipal que, com gestos concretos como esse, traz saúde e bem-estar para sua gente, fazendo de Pombal uma cidade melhor.