MUNICÍPIO DE POMBAL VENCE SELEÇÃO PARA PROJETO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PROMOVIDO PELO PROCEL / ELETROBRÁS, ASSEGURANDO RECURSOS DE MAIS DE R$ 2,5 MILHÕES DE REAIS.

O município de Pombal apresentou em 30 de agosto de 2021, projeto de eficiência energética em iluminação pública com tecnologia LED, para a zona urbana do município e distritos, na chamada pública PROCEL/RELUZ 2021- ILUMINAÇÃO PÚBLICA A LED, realizado pela ELETROBRÁS neste ano de 2021, cujo projeto fora classificado e aprovado, com decisão emitida no dia de ontem, 04 de outubro de 2021, tendo sido escolhido como o maior do Brasil em volume de recursos disponibilizados.
A Chamada Pública PROCEL/RELUZ 2021 tem como objetivo construir, em conjunto com as administrações municipais, competências para uma adequada modelagem e operacionalização, individualmente ou através de parcerias, de propostas para acessar fontes de recursos visando à implementação de projetos de iluminação pública com tecnologia LED.

Para atingir este objetivo, o Procel Reluz, através de Chamada Pública, seleciona projetos de eficiência energética em iluminação pública, com tecnologia LED, com diferentes modelagens. O objetivo é permitir uma análise comparativa entre os modelos, de modo a verificar quais possuem potencial para se tornarem viáveis e replicáveis à variedade dos municípios brasileiros.
Nesse contexto, o município de Pombal apresentou projeto elaborado pela equipe técnica das secretarias de Indústria e Comércio e Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, que obteve êxito em seus objetivos, tendo sido classificado e tido seu projeto aprovado.
Na Paraíba, concorreram os municípios de Pombal e Campina Grande, foram os únicos municípios que apresentaram projetos dessa natureza, tendo sido selecionado o projeto de Pombal.

A aprovação do projeto permitiu o aporte de recursos não retornáveis, da ordem de R$ 2.530.416,99 que, aliados a recursos aportados pelo próprio município dentro do projeto, na ordem de R$ 805.603,35, permitirão a injeção final de R$ 3.336.020,34, valores suficientes para promover a completa reforma da iluminação pública da zona urbana e dos distritos do município de Pombal, assegurando um padrão de eficiência energética nunca visto em nosso município, acarretando em uma drástica redução dos custos com iluminação pública, quando implementado.
É preciso destacar que o município já havia iniciado um trabalho de modernização da iluminação pública, com recursos próprios, tendo promovida, recentemente, a substituição da iluminação pública das lâmpadas das praças Getúlio Vargas e Dr. José Queiroga (Centenário) por lâmpadas eficientes, de LED.

Apresentação do Projeto

Falando a respeito da conquista, o Prefeito Dr. Verissinho celebrou a aprovação do projeto, destacando as vantagens para o município e enaltecendo o empenho da equipe de trabalho das secretarias de Indústria e Comércio e Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano que se dedicaram diuturnamente pelo êxito do projeto.

“Nossa principal dificuldade era mão de obra qualificada para elaboração dessa proposta, diga-se de passagem, uma proposta bastante complexa, passamos alguns dias tentando contratar engenheiros eletricistas para elaboração desse documento, mas como não havia a disponibilidade desses profissionais, a nossa equipe participou da capacitação da PROCEL e conseguiu, em curto espaço de tempo, elaborar um projeto bastante satisfatório e hoje só temos a agradecer e a comemorar essa conquista para nossa cidade”, finalizou o Prefeito Verissinho.
Haverá nos próximos dias, uma visita técnica de técnicos do Procel e superados os prazos de recurso e a classificação final, será assinado o contrato, dando início aos procedimentos licitatórios e de execução da obra.