Nota à População

Venho através da presente nota prestar as informações sobre a foto que circula nas redes sociais, acerca dos EPIs fornecidos pelo Governo do Estado ao município de Pombal.

Primeiramente, gostaria de esclarecer que tal apontamento não se configura como “FAKE”, como está sendo dito por algumas pessoas e/ou meios de comunicação. Ao contrário, a suposta imagem veiculada traduz a realidade nua e crua dos equipamentos de proteção recebidos pelo município.

 

É bem verdade que o COSEMS, de maneira enérgica, interveio no rateio dos equipamentos entre todos os municípios da Paraíba.

É bom que se diga, também, que se tal conduta não fosse tomada, talvez a distribuição dos equipamentos, por menor que fosse a quantidade, poderia ter sido mais ínfima ainda, ante a ingerência patente do Governo do Estado em não estabelecer mecanismos de distribuição de EPIs entre os municípios ou, até mesmo, não apontar caminhos para a sua aquisição, dada a enorme escassez junto aos inúmeros fornecedores.

Contudo, neste momento delicado em que vive a saúde, gostaríamos de nos irmanar a todas as pessoas e profissionais que estão envolvidos de maneira direta e inderetamente nesta luta, reforçando o nosso compromisso em buscar e prestar toda assistência necessária para juntos somarmos forças no combate ao coronavírus.

Mais uma vez, aplaudimos a atuação do COSEMS-PB, pois, essa quantidade irrisória de equipamenteos que aí estão poderia ter sido ainda menor, se não houvesse a intervenção deste tão importante conselho.

Certa de ter prestado os devidos e necessários esclarecimentos, renovamos o pedido para que a população de toda Pombal fique em casa, para que juntos possamos vencer esta batalha.

Secretaria de Saúde do Município de Pombal, unidos somos mais fortes!