Pombal realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril de 2019, o Conselho Municipal do Idoso de Pombal realizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Auditório da SEDUC; contando com o apoio do Poder Executivo e a participação de 216 pessoas, dentre elas, 115 idosos.

O coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público da Paraíba (MPPB), procurador Valberto Cosme de Lira, abordou com afinco o tema: “ENVELHECER NO SÉCULO XXI E O PAPEL DAS POLITICAS PÚBLICAS”.

Na ocasião, houve a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a efetivação do Censo da População Idosa Institucionalizada, bem como, acompanhamento das Instituições de Longa Permanência para Idosos, realizada pelo o prefeito Abmael Lacerda “Dr.Verissinho”, a secretária do trabalho e desenvolvimento social, Mayenne Bandeira, a Procuradora Geral do Município Quézia Dantas e o procurador Valberto Lira. Conforme o representante do MPPB, Pombal tornou-se o 2º município paraibano a celebrar o convênio.

Dr. Verissinho, reforçou o compromisso da gestão em defesa dos direitos da pessoa idosa e disse acreditar em uma Pombal melhor, a partir da cooperação conjunta com os cidadãos. Já a secretária Mayenne, enfatizou a importância da conferência para o direcionamento das ações que beneficiam as pessoas da melhor idade.

Os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) executaram uma manifestação durante a plenária, em defesa do SUAS e apoiaram a Frente Parlamentar da Paraíba.

No evento, também ocorreram diversas apresentações culturais, executadas por usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e pelo artista pombalense, Zé Tubiba.

Por fim, os participantes contribuíram com a elaboração e votação das propostas municipais, estaduais e nacionais. Em seguida, selecionaram os delegados e suplentes que irão representar Pombal na 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.