Pombal sedia Conferências Municipais de Saúde em parceria com Paulista e São Domingos

No último dia 10 de abril de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Pombal (SMS) se uniu por agrupamento com as secretarias de saúde, de Paulista e São Domingos para coordenar os trabalhos da Conferência Municipal de Saúde junto aos Conselhos Municipais de cada cidade. Centenas de conferencistas, dos três municípios, se reuniram no Auditório da Secretaria de Educação de Pombal e, elaboraram propostas para melhorar a oferta de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), abordando questões de nível local, regional e nacional.

Três eixos temáticos foram apresentados pelos palestrantes Anderson Sales (Consultor dos Conselhos Municipais de Saúde da Paraíba, Sanitarista e Mestre em Saúde Coletiva), e Marcelo Mandú (Administrador de Empresas com Especialização em Saúde, Mestre em Saúde Pública e Gestão Hospitalar, Gerente de Planejamento da SES/PB), norteando todas as propostas, a partir dos temas:

• Eixo I – Saúde como direito;
  • Eixo 2 – Consolidação dos princípios do SUS;
  • Eixo 3 – Financiamento do SUS.
Marcelo Madú – Fabiana Lins – Anderson Sales

Na ocasião, foram votados e escolhidos os delegados para defender as propostas que serão apresentadas na 9ª Conferência Estadual de Saúde da Paraíba, nos dias 04, 05 e 06 de junho de 2019, em João Pessoa. Após a realização da etapa Estadual será executada a etapa Nacional em data posterior.

Uma das propostas de Pombal, foi a revogação da EC 95, que surgiu através da PEC 241 conhecida como “PEC da Morte”. Essa proposta congelou os gastos públicos por 20 anos, culminando no fechamento de mais de 40 mil leitos em 2018.

Deco