Pombal terá a primeira Escola Modelo Sustentável do Sertão

Pombal vive tempos de progresso e desenvolvimento com obras importantes em andamento. O Poder Executivo Municipal está colocando em prática o Projeto da Primeira Escola Modelo Sustentável do Sertão da Paraíba, um sonho do prefeito Dr. Verissinho que será iniciado em 2020.

Serão construídos 2.740m², divididos em: Bloco Administrativo, Bloco de Serviços, Bloco de Vivência e Bloco das Salas de Aula (térreo e primeiro pavimento) e ainda está previsto na planta, a edificação de Guarita, Bicicletário e Refeitório. A construção será realizada no antigo terreno do DNIT, defronte ao Terminal Rodoviário.

O projeto está em conformidade com a necessidade do município em possuir um ambiente educacional atrativo, de qualidade, e abrir mais vagas para receber crianças e adolescentes. Durante o período de matrículas existe grande procura por vagas nas escolas do município e a incapacidade física de comportar mais alunos nessas unidades faz com que os pais tenham que matricular seus filhos em outros colégios.

A Escola Sustentável tem por missão, influenciar a comunidade na qual irá ser inserida, proporcionando boas práticas educacionais, respeito ao meio ambiente e minimizar os impactos negativos ao meio ambiente a partir da sua edificação.

Uma equipe de profissionais da Prefeitura de Pombal, composta por Carol Queiroga (Arquiteta), Giordano Ugulino (Engenheiro Civil), Aline Florentino (Secretária de Planejamento), Ana Letícia Tavares (Engenheira Civil) e os estagiários do Curso de Engenharia Civil da UFCG Campus Pombal, Arthur Amaral e Thomas, elaboraram o projeto inicial que passou pelo crivo de alguns profissionais da educação, em seguida, foram realizadas alterações na proposta para adaptá-la as necessidades dos profissionais da educação.

A unidade ensino sustentável terá telhado para captação da água das chuvas e cisterna, reaproveitamento de água, redução do consumo, telhado verde para práticas educacionais e cultivo de hortaliças, conforto acústico, eficiência energética, gestão de resíduos, permeabilidade do solo, acessibilidade e mobilidade sustentável.

Está em andamento o processo licitatório para construção de um Bloco de Sala de Aula e do Bloco de Serviços. O Bloco de Sala de Aula abrigará, banheiro masculino, banheiro feminino, bebedouro e seis salas de aula; já no Bloco de Serviços, terá depósito de material de limpeza, área de serviço, cozinha, despensa, banheiro e circulação de serviço.

A primeira Escola Padrão Sustentável do Sertão deverá receber investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões de reais, parte dos recursos são oriundos de economias próprias do município, de recursos advindos do leilão do pré-sal e do antigo FUNDEF.

#selounicef

#prefeitoamigodacriança