Programa de Aquisição de Alimentos terá novidades em Pombal

A manhã desta terça-feira (02/04), foi marcada pelo primeiro encontro com os agricultores e produtores rurais da Agricultura Familiar que fornecem gêneros alimentícios para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, no município de Pombal. A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social – SMTRDS sediou a reunião e informou através da coordenação do programa algumas mudanças, como, a ampliação da lista de produtos a serem introduzidos no cardápio de várias instituições.

Para a proposta de 2019, a União diminuiu os recursos destinados ao PAA, porém a Prefeitura Municipal de Pombal conseguiu manter o número de agricultores cadastrados e ampliar a lista de itens que poderão ser fornecidos ao programa. Agora, os produtos de origem animal, como, queijo, ovo, leite e galinha poderão ser comercializados, graças a criação do S.I.M. – Serviço de Inspeção Municipal. O S.I.M. está vinculado à Vigilância Sanitária do município, sendo responsável por executar o trabalho de orientação técnica e fiscalização, seu principal objetivo é garantir da segurança alimentar.

Outro fator positivo colocado na reunião está relacionado ao preço dos produtos, que, adequou-se à realidade do comércio local. Na proposta anterior, os preços eram baseados na tabela da CONAB, causando prejuízos e reclamações por parte dos produtores agrícolas. Atenta a essa necessidade da agricultura familiar, a secretária do trabalho e desenvolvimento social, Mayenne Bandeira, buscou esta alternativa junto ao Departamento de Compras da prefeitura, para viabilizar a permanência das famílias no programa, tal como, a sustentabilidade.

Estiveram presentes no encontro além dos produtores beneficiários, o coordenador do PAA, Fernando Moura, a coordenadora da assistência social de média complexidade Concília Lopes, a técnica do PAA, Aglae Fernandes, a fiscal da vigilância sanitária, Fernanda Araújo e a médica veterinária Waleska Almeida.