Secretaria Municipal de Saúde promove Capacitação Técnica sobre a Prevênção ao Suicídio

No mês de prevenção ao suicídio, denominado “Setembro Amarelo”, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS promoveu uma capacitação técnica com o médico psiquiatra Dr. Alisson Barreto, sexta-feira, dia 13 de setembro de 2019, no Auditório da SEDUC em Pombal. Profissionais de diferentes áreas puderam tirar suas dúvidas e enriquecer o debate.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos de suicídio podem ser evitados. Diante dessa perspectiva, a SMS enxergou a necessidade de trabalhar as formas de identificação das vítimas e a prevenção com profissionais que atuam na Saúde, Assistêncial Social e Educação.

Ao término das atividades uma mensagem ficou clara para todos os participantes, “Setembro Amarelo é todo dia”, pois diariamente existem pessoas precisando de ajuda, que sofrem em silêncio e necessitam, acima de tudo, serem ouvidas.

A Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo diversas ações de conscientização sobre o tema, bem como, busca melhorar a qualidade dos serviços e acolher de forma humanizada todas as vítimas.