Educação: Jornada Pedagógica 2024 alinha professores da rede municipal

Os educadores da rede municipal de ensino, empolgados com o início das atividades escolares do ano de 2024, participam durante toda a semana da “Jornada Pedagógica” 2024. Nesse ano, o encontro teve início no dia 05, última segunda-feira seguindo até sexta, dia 09, abordando diversos temas voltados para o melhor ensinar, acolher e transmitir aos alunos das mais variadas séries da rede municipal de educação.

As jornadas pedagógicas têm por finalidade, apresentar os integrantes da equipe e suas funções, sejam elas diretivas ou pedagógicas (normas disciplinares e administrativas também são expostas), além disso, recebem formações, fazem alinhamentos e planejamentos que tendem a serem cumpridos durante todo o ano letivo.

A Secretaria Municipal de Educação segue um rigoroso e organizado padrão formativo de suas equipes, com objetivo de melhor instruir, como um todo o corpo de funcionários das escolas da nossa rede. Semana passada, na Escola Municipal Integral “Prof. Newton Seixas”, fora realizada a JP(jornada pedagógica) com os diretores e supervisores, já essa semana se concentram no ginásio da Rua Domingos de Medeiros, os professores da rede municipal. A dinâmica da jornada pedagógica consiste em acolhimento, momento de espiritualidade, fala das autoridades presentes e logo em seguida as formações.

Neste ano, um dos palestrantes da JP foi o Daniel Brandão Menezes, phd em educação e professor da UECE, que trouxe durante a palestra, um discurso voltado a mostrar quais os caminhos que o educador deve hoje seguir para ele transformar efetivamente o futuro, a sociedade, a começar pelos alunos. Além do professor Daniel, palestram Tatiane Inácio e Helisse Mangueira, assistentes sociais, a professora Joana Darc Andrade, Flávia Nayanna e Mônica Alves, nutricionistas do PNAE. Momentos de encontros e conversas, formação para os cuidadores também compõe essa vasta programação, que culmina com o planejamento, o “por em prática”, baseado em tudo que fora assimilado nesses últimos dias de muita formação e alinhamento.

É construindo esse caminho, que paulatimente os grandes frutos da educação pombalense serão colhidos.

fotos: DECOM e redes sociais

DECOM