Pombal contra a dengue: Prefeitura de Pombal realiza buscas ativas na cidade e desmonta possíveis focos do Aedes

A Prefeitura de Pombal através da Vigilância Ambiental e Epidemiológica, órgãos ligados a Secretaria Municipal de Saúde, realizam buscas ativas em diversos bairros da cidade. O objetivo dessas visitas é justamente conscientizar e alertar a população sobre o real risco que é o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Os números de casos confirmados de dengue no Brasil passam da casa dos 650 mil casos, com 113 mortes confirmadas, tendo o estado de Minas Gerais como líder nesse triste ranking, isso de acordo com a Agência Brasil, órgão de comunicação do governo federal.

Para não chegarmos perto disso, cada cidadão pombalense deve estar ciente de sua responsabilidade, e junto com a Prefeitura manter as ruas limpas, pneus e baldes cobertos. A luta contra a dengue envolve toda à população. Por isso, lojas de materiais de construção, oficinas, borracharias e outros estabelecimentos estão sendo os principais locais pontos de visita dos agentes de endemias. Nessas visitas, os proprietários e funcionários são alertados dos riscos, e nos casos das borracharias, pneus velhos que estavam servindo de criatórios para os mosquitos são esvaziados e recolhidos por funcionários das secretarias de Saúde e Infra-estrutura, grande colaboradora dessas ações nos bairros.

Tudo isso, em nome da prevenção contra o aedes aegypti, grande vilão da saúde pública brasileira. Durante todo o período chuvoso, uma verdadeira força tarefa é montada por parte da Prefeitura de Pombal, com um trabalho contínuo de conscientização da população, através da mídia local, palestras em escolas e de limpeza nos bairros, desestruturando possíveis focos do mosquito.

Em caso de denúncia, entre em contato com a Vigilância Ambiental, que está localizada na Rua João Pessoa, Centro, no antigo PSF .

E não esqueça, tonel fechado, não entra mosquito!

DECOM

fonte: Agência Brasil