Prefeitura de Pombal dá início aos “cortes de terra” 2024

O município de Pombal, é o segundo maior em extensão territorial do estado da Paraíba, a principal razão disso se dar pelo fato de termos muitas comunidades rurais, e cada uma com suas especificidades e realidades. Pensando nisso, a Prefeitura de Pombal através da Secretaria Municipal de Agricultura e de Abastecimento começa o ano de 2024 com uma das suas principais tarefas, que duram o ano todo, os cortes de terra para os agricultores da zona rural do município.

De acordo com a explicação dada pelo Secretário de Agricultura, Fernando Gomes, convém que essa atividade agrícola sempre tenha início logo no começo do ano, período este, em que geralmente os índices de chuva aumentam aqui na região, favorecendo o trabalho do homem e da mulher do campo que aliado à natureza, tende a ter uma boa colheita.

Hoje, a Secretaria Municipal de Agricultura e abastecimento conta com uma frota significativa de tratores, com seis no total, em operação durante manhã e tarde, auxiliando cerca de 1.186 produtores rurais do município de Pombal, e tudo isso de forma cem porcento gratuita para o homem do campo, sem mencionar o trator que segue acompanhado de todo maquinário necessário para a realização da atividade, tudo custeado pela Prefeitura. Só no ano de 2023, foram quase 3000 mil horas com tratores a fazer o corte de terra para os agricultores, e isso durante todo o ano.

Mas, a assistência que aqui é dada ao homem e mulher do campo não se limita apenas ao corte de terra, vai além. Através de constantes parcerias entre Prefeitura de Pombal, Governo do Estado, UFCG, Sebrae, INSA e SUDENE por exemplo, diversos estudos são realizados e como prática dessas pesquisas, ações e projetos são desenvolvidos. Unindo a ciência, a tecnologia as boas práticas do campo, com objetivo de fazer render em produtividade e consequente lucratividade para os produtores e para o município.

Aqui em Pombal, os produtores recebem da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, além dos tratores para o corte de terra, uma assistência técnica completa, para os criadores de bovinos, que em parceria com o SENAR – PB, pôde executar técnicas para o melhoramento genético dos bovinos, aumento significativamente a produção de leite e o próprio valor do animal. Mais de 150 produtores são atendidos pela Prefeitura, quando a ajuda é na técnica da silagem, manuseio que tem assegurado a alimentação de qualidade para o gado, os frutos disso, são os mais de 6 milhões e quinhentos mil quilos de silagem produzidos, através de duas máquinas ensiladeiras, adquiridas pelo município.

São ações como essas, que afetam positivamente e de forma direta a vida não só dos agricultores, mas como a vida de todos do município, já que o agronegócio tem essa relevância ,de sustentar a sociedade. Prova concreta disso, com a aumento na produção da silagem e consequente aumento na produção de leite e seus derivados, isso gerou no ano passado, na economia local, uma média de três milhões e oitocentos mil reais.

Além dessas ações, há um projeto chamado “PALMAS PARA POMBAL”, o inovador projeto visa também a segurança alimentar do rebanho pombalense, nesse projeto  80 mil raquetes de palmas são entregues a mais de 30 produtores. E o “PIPA”, que em parceria com o governo federal pôde beneficiar mais de 280 famílias, com 17 caminhões pipa atendendo a quem nos solicita.

Essas são apenas algumas das ações feitas em prol dos agricultores do município, porque agricultura melhor, é a gente que faz!

DECOM