SAÚDE DE POMBAL TEM DESTAQUE NACIONAL

A Secretaria Municipal de Saúde de Pombal conseguiu mais uma façanha, e dessa vez com destaque a nível de Brasil. A SMS participou nessa última semana de uma das maiores mostras competitivas na área da saúde pública, a “ 17º EXPO EPI”. Esse evento trata-se de uma mostra nacional de experiências bem sucedidas em epidemiologia, prevenção e controle em doenças, e na edição desse ano de 2023 aconteceu entre os dias 7 e 10 de Novembro , em Brasília, na capital federal.

A SMS de Pombal foi o único trabalho a nível municipal da Paraíba selecionado pelo próprio Ministério da Saúde a participar dessa mostra competitiva na capital federal, que junto com a SES que também teve trabalho aprovado, foram apresentar suas ações desenvolvidos a população.

Com o tema de trabalho exposto: “Abordagens multidisciplinares para mitigar a disseminação da Covid-19 em comunidades quilombolas: um relato de um caso” a Saúde do nosso município foi destaque e referência para outros municípios brasileiros.

O trabalho trata-se de um relato de experiência fundamentado nas vivências de algumas estratégias adotadas no município de Pombal-PB no período crítico da pandemia COVID-19 em comunidades quilombolas, nos anos de 2020, 2021 e 2022, e que se estendem até os dias atuais. As ações foram realizadas na comunidade quilombola dos Rufinos, localizada no sitio São João, pertencente ao munícipio de Pombal-PB, sendo essas implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesse período, foram executadas diversas ações com o objetivo de promover a saúde e garantir a segurança da comunidade quilombola. Para isso, foram desenvolvidas iniciativas como o bloqueio sanitário, testagem em massa de toda a comunidade, oferta de exames laboratoriais complementares e de imagem, entrega de medicação, distribuição de álcool em gel e máscaras reutilizáveis, para que a comunidade tivesse acesso aos meios de proteção de forma mais adequada. Uma equipe multiprofissional/multidisciplinar composta por médicos, equipe de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, bioquímicos, ACS e ACE foi disponibilizada para atendimento, todos preparados para atender às demandas específicas da comunidade e garantir um atendimento humanizado e eficaz.

Hoje, com a comprovação da eficiência desses trabalhos assistenciais, só nos estimulam a continuidade dessas ações nas comunidades dos Barbosas, Rufinos e Daniel, e de forma intensa. Todo esse trabalho de combate e prevenção suscitou no projeto “Saúde nos Quilombos”, realizada pela SMS que tem por intuito levar os serviços básicos da rede de saúde local a todas as comunidades quilombolas do município.

Para Andreza Melo, enfermeira e atualmente coordenadora de imunização e epidemiologia da SMS, “ir a Brasília representando a equipe é a realização de um sonho. Depois de um árduo e cauteloso trabalho”, ela citou. Ela fez memória ainda sobre como iam até essas comunidades, no auge da pandemia.

“A gente teve uma resposta positiva, embora que no começo da pandemia encontramos algumas resistências na comunidade; pois era necessário explicar a dinâmica do vírus a essa população, a necessidade de ter um isolamento, que é preciso usar máscaras e álcool em gel. Então a gente ia semanalmente, quase que diariamente, íamos de van, que cabiam todos da equipe… e usando capotes, mascaras todos paramentados…. foi assim que diminuímos os casos de Covid nesses locais.”

DECOM