Saúde em Ação: “DIA D” de conscientização contra o Aedes e de multivacinação em unidades de saúde de Pombal

O Sábado aqui no município de Pombal foi marcado por duas importantes ações, logo cedo por volta das 08h, agentes de endemias, Vigilância Municipal de Saúde junto a Vigilância Ambiental realizaram na feira livre, no centro da cidade, uma ação de conscientização a população, sobre os cuidados que se deve ter em casa, para evitar a criação de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação na feira foi pensada pela Prefeitura de Pombal, através das Vigilâncias epidemiológica e ambiental, órgãos ligados à Secretaria Municipal de Saúde. Panfletos foram entregues e diálogos foram feitos com a comunidade feirante que passava pelo centro naquela manhã. Com a ajuda de faixas e carro de som os cidadãos puderam prestar mais atenção na ação e entenderem a razão do alerta dado por parte da Saúde do Município.

O “DIA D” foi preconizado pelo Ministério da Saúde, ou seja, em todo Brasil tiveram ações voltadas ao combate ao Aedes Aegypti, além de dia voltado à vacinação daqueles e daquelas que por alguma razão estavam com o caderno de vacinas em atraso. Um grupo da 10° Gerência Regional de Saúde do Estado se fez presente também na ação, explicando a população sobre a seriedade de combater o mosquito da dengue, após conhecerem a feira, a comitiva seguiu até a policlínica da cidade, onde foram conferir de perto a vacinação da população.

Fonte: DECOM