Saúde: Prefeitura de Pombal constitui Comitê de prevenção a mortalidade materno-infantil no município

Foi realizada na manhã dessa Quarta-feira, dia 31, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) Pombal, uma importante reunião que contou com a presença de diversos profissionais, tanto da enfermagem, como médicos, assistentes sociais, além de representantes do poder judiciário. A pauta da reunião foi, a necessidade de haver em nosso município um comitê com o objetivo de prevenir e investigar os casos de mortalidade materno-infantis, aqui em Pombal.

A reunião foi convocada e realizada pela Prefeitura Municipal de Pombal, que através de sua Secretaria Municipal de Saúde (SMS), junto a SEMAS e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) puderam unir forças e dados, e assim poder chamar a atenção dos profissionais competentes para os números. Por isso, atentos a esses dados, a Prefeitura de Pombal partiu para essa iniciativa pró-vida, assegurando através da criação desse comitê, a eficácia de políticas públicas em toda rede de saúde existente aqui na cidade de Pombal, unindo Prefeitura, Hospital Regional (HRP), Ministério Público Estadual, Assistência Social, com o intuito de fazer a investigação fetal das crianças récem-nascidas e estudar as causas e circunstâncias da morte desses bebês, durante a gestação. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, essa triste realidade não atinge apenas Pombal, mas ainda todo o Brasil.

O encontro além de ter provocado bons debates sobre essa problemática social, culminou já na delegação de um titular para o comitê, já criado, além de um suplente. O evento marcou a manhã do município, por ter envolvido de forma síncrona toda a rede de saúde do município, contando com a presença de representantes da equipe de epistemologia do hospital da cidade e com a presença da promotora Rebeca Brandão, representante do MPPB (Ministério Público da Paraíba).

Com essa definição, os trabalhos voltados a essa garantia de direitos serão melhor acompanhados. Estado, Município e sociedade de mãos dados em garantia de melhores gestações, mais seguras para edificação da sociedade pombalense.

DECOM