A Prefeitura de Pombal, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, realiza formação em primeiros socorros, Lei Lucas, e educação inclusiva, para profissionais da educação infantil

No último dia 30 de Abril, no período da manhã, os profissionais do Núcleo de Educação Permanente do SAMU-Pombal, o NEP, se dedicaram a uma importante missão: Promover conhecimento em noções básicas de primeiros socorros e Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722), aos cuidadores da educação infantil.
A formação é relacionada à Lei Lucas (13.722/18), sancionada em 04 de outubro de 2018, que obriga escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
A formação é valiosa, principalmente na etapa da educação infantil, quando o educar e o cuidar são indissociáveis e as crianças são bem pequenas, estando em maior frequência, sujeitas às situações que requerem atendimento rápido e eficaz.
A formação foi conduzida de forma didática e prática, abordando desde os primeiros sinais de obstrução das vias respiratórias até a importância de manter a calma e agir rapidamente diante de situações de urgência, enquanto aguardam a chegada de profissionais especializados, como os do SAMU ou do Corpo de Bombeiros. Os profissionais do SAMU também demonstraram a correta forma de realizar a conhecida Manobra de Heimlich, que consiste em aplicar uma série de pressões no abdômen para deslocar o objeto obstruidor. Além disso, eles enfatizaram a importância de cada membro da equipe escolar estar preparado e confiante para agir em momentos de crise.
Já no período da tarde, a Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua Equipe de Educação Inclusiva, coordenada por Maria Dauda Medeiros e as Coordenadoras Pedagógicas, Eilza Nadia Bandeira e Nyedja Fernandes, realizou o II Encontro: Juntos, por uma educação mais inclusiva. A formação foi dirigida a 127 cuidadores da rede municipal e conduzida pelos profissionais da rede, especialistas em educação inclusiva, professora do AEE, Francinalda de S. Almeida e a psicopedagoga, Jessica Rayara do Amaral. Juntas, elas abordaram orientações gerais sobre a profissão de cuidador, o seu fundamental papel no ambiente escolar e a fundamentação teórica das deficiências.
A Secretaria Municipal de Educação objetiva com essas ações promover o conhecimento e provocar reflexões acerca do importante trabalho desse profissional na escola. “O Cuidador tem que ter consciência da responsabilidade que ele tem na educação e formação dessas crianças e adolescentes. Um trabalho bem feito, realizado com dedicação, zelo e carinho, fará a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes atípicos”, afirmou Eilza Nadia.
É nesta perspectiva que a Secretaria Municipal de Educação trabalha, para minimizar na sociedade o processo de exclusão de crianças e adolescentes, com isso, contribuir para melhorar a educação municipal.

TEXTO: SEDUC E DECOM