A Prefeitura de Pombal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, lançaram justo no dia 1 de Outubro, Dia Mundial da Pessoa Idosa, o primeiro diagnóstico da pessoa idosa da cidade. Um verdadeiro marco, e um mapeamento tracejado com pontos diversificados, apontando como de fato tem vivido o idoso no município de Pombal.
Os dados desse levantamento, foram baseados em pesquisas porta a porta, através de entrevistas sociais e buscas ativas realizadas por assistentes sociais da Prefeitura, diretamente ligados aos CRAS, CREAS, ou ao “Laços Restaurados”, programa originado do Banco Santander, ligado a parte social da financeira, o município tem parceria com esse programa, contando com uma equipe com profissionais própria para assistir idosos em alguma situação de vulnerabilidade.
As pesquisas foram pautadas em números e razões quantitativas, qualitativas e de ação.
Outro dado divulgado por Waleska Ramalho, mestra social, e responsável pela qualificação do diagnóstico, o município de Pombal tende a ter uma das populações mais idosas do estado, nesses próximos anos, saltando de 56% para 80%, no número de idosos residindo na cidade.
Os dados apontaram ainda um crescimento exponencial no quesito de desenvolvimento, seja na educação, na saúde e na assistência social, fruto de um bom e eficiente trabalho feito de forma integral com toda a rede do município.
Esse diagnóstico foi referenciado e qualificado, e já encontra-se nos anais da biblioteca nacional.
DECOM